domingo, 2 de novembro de 2014

Rock U - Riffs

Aerosmith (banda setentista)
Rock U: em primeiras palavras gostaria de dizer que lanço essa coletânia (a primeira de uma série que pretendo publicar) exclusiva do blog em comemoração aos 30 mil visitantes que acompanham os meus devaneios. Para as pessoas que querem expandir os horizontes dentro da música e principalmente para os músicos e iniciantes, trago clássicos, nesta, uma pegada mais hard rock. Para quem quer conhecer novas bandas, separei aqui alguns clássicos que você não pode deixar de conhecer. Em breves palavras, resumiria o estilo hard em composições simples, bases quase monotonas (quase um G-C-D) com arranjos bem trabalhados e solos extremamente complexos.  Resumindo, voce normalmente conseguirá acompanhar a base e os riffs, mas os detalhes quase sempre com várias linhas em instrumentos bem trabalhados que permitem uma roupagem brilhante na organização da estrutura hamonica e melodica. A bateria quase sempre o básico, teclados com o string marcante e solos de guitarra feitos sobre medida, brutal e com enorme variação de técnicas.

Para quem quiser mais, deixo uma referencia aqui sobre esse estilo:

Van Halen (Eddie Van Halen, uma lenda da guitarra que popularizou o tap e explorou harmonicos em seu aspecto mais complexo.
Whitsnake (setentista, contou com a presença do virtuoso Steve Vai)
Hard rock é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Nos finais dos anos 60, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade.1 Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o hard rock manteve sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing.



download:

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário